Religião e psicanálise disputam espaço no inconsciente humano

POR MARCELO JUCÁ
colaboração para a Livraria da Folha



Autor diz que a religião não existe: existem religiões e o religioso

"Psicanálise e religião estão numa situação social em que são demandadas e em que se estabelecem", afirma o psicanalista Philippe Julien, autor do ótimo "A psicanálise e o religioso".

De forma direta e muito precisa, o psicanalista e professor de filosofia trama um ensaio envolvente, com frases pontuais e convidativas à reflexão.

Filosofar e questionar a religiosidade esquenta cada vez mais debates entre a especialistas e a sociedade. Não bastassem os vexames católicos, a desgraça geral que toma conta de todos os povos do planeta tem provocado a desilusão em massa.

"De fato, identidades culturais ou comunidades religiosas forneciam-lhe coordenadas claras e estáveis. Hoje, porém, sobretudo no Ocidente, a globalização, a economia de mercado, a tecnologia, o anonimato urbano, o desenraizamento generalizado e o declínio das autoridades familiares e públicas deixam o indivíduo perturbado e confuso", esclarece o autor.


Obra reúne as mais sórdidas e curiosas histórias dos pontífices


Como responder sozinhos aos sintomas que nos atingem?, questiona Julien. Entre toxicomania, abortos, impotência, assédios sexuais e violência gratuita, cada sintoma coloca uma indagação sem fim, porque nunca é possível livra-se dele sozinho.

"É por esse motivo que nas sociedades atuais, em que a modernidade levou a melhor, há uma demanda de sentido dirigida ao psicanalítico ou ao religioso. Mas então coloca-se a seguinte questão: que relação existe entre psicanálise e religião?", indaga.

A partir dos textos de Freud, Jung e Lacan, o autor desenvolve as ideias a partir das evidências escritas, da prática da psicanálise, do discurso religioso e da história em si, como fundamental personagem.

Além de unir três importantes pensadores, Julien une do mesmo modo três origens familiares diferentes, a judia (Freud), a protestante (Jung) e a católica (Lacan).

O livro não exige que o leitor seja um especialista no assunto. Exige, por outro lado, atenção e liberdade de pensamento para imaginar e questionar tudo o que está dito. De forma surpreendentemente concisa e objetiva,"A psicanálise e o religioso" é um texto para ser explorado, sem pressa, e com novos olhos.

*
"A psicanálise e o religioso".
Autor: Philippe Julien
Editora: Zahar
Páginas: 84
Quanto: R$ 19,00
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/livrariadafolha/774382-religiao-e-psicanalise-disputam-espaco-no-inconsciente-humano.shtml