Aconselhamento Psicológico em Saúde

Resumo: o aconselhamento surgiu com a Fundação de Centros de Orientação Infantil e Juvenil, com o aparecimento da orientação profissional a criação de Serviços de Higiene Mental e nas instituições de Assistência Social e serviços de assistência psicológica nas empresas. O aconselhamento psicológico visa facilitar uma adaptação mais satisfatória do sujeito à situação em que se encontra e aperfeiçoar os seus recursos pessoais em termos de auto-conhecimento, auto-ajuda e autonomia. A finalidade principal do aconselhamento em saúde é a redução de riscos para a saúde, obtida através de mudanças concretas do comportamento do sujeito e constitui-se como parte integrante dos processos de melhoria da qualidade em saúde e da humanização dos serviços.

Palavras-chave: psicologia; aconselhamento psicológico; saúde.

Historicamente o aconselhamento surgiu com os seguintes movimentos psicológicos: Fundação de Centros de Orientação Infantil e Juvenil (para pais e filhos) na primeira década do século XX; aparecimento da orientação profissional; a criação de Serviços de Higiene Mental para adultos; as instituições de Assistência Social que necessitavam dar a seus clientes além de assistência médica e financeira, oportunidades de expressão e alívio de suas cargas emocionais; o desenvolvimento dos serviços de assistência psicológica nas empresas também ofereceu um novo campo de aplicação do aconselhamento (Scheeffer, 1977).

De acordo com a Associação Européia para o Aconselhamento (1996) o aconselhamento psicológico está relacionado à resolução de problemas, o processo de tomada de decisões, o confronto com crises pessoais, a melhoria das relações interpessoais, a promoção do auto-conhecimento e da autonomia pessoal, o caráter psicológico da intervenção centrada em sentimentos, pensamentos, percepções e conflitos e a facilitação da mudança de comportamentos.

Em geral, o aconselhamento psicológico (counselling) visa facilitar uma adaptação mais satisfatória do sujeito à situação em que se encontra e aperfeiçoar os seus recursos pessoais em termos de auto-conhecimento, auto-ajuda e autonomia. A finalidade principal é promover o bem-estar psicológico e a autonomia pessoal no confronto com as dificuldades e os problemas (Trindade e Teixeira, 2000).

Aconselhar não é dar conselhos, fazer exortações nem encorajar disciplina ou prescrever condutas que deveriam ser seguidas. Pelo contrário, trata-se de ajudar o sujeito a compreender-se a si próprio e à situação em que se encontra e ajuda-lo a melhorar a sua capacidade de tomar decisões que lhe sejam benéficas (Rowland, 1992). O aconselhamento psicológico é diferente de psicoterapia. Tais diferenças referem-se ao caráter situacional, o aconselhamento está centrado na resolução de problemas do sujeito, focalizado no presente, com uma duração mais curta, mais orientado para a ação do que para a reflexão, predominantemente está mais centrado na prevenção do que no tratamento.

Escrito por Moura, J. A. e Sousa J. S.