A importância da prevenção para enfrentar desastres naturais

A psicóloga da Secretaria Nacional de Defesa Civil Daniela Cunha Lopes, destacou a necessidade de informação e prevenção para enfrentar desastres naturais no Encontro Nacional de Prefeitos, no dia 10 de março. “O maior risco que hoje existe nesse país é o risco de não perceber o risco”, afirmou.

Segundo dados do IBGE, em 2008 o Brasil tinha 5.565 municípios, dos quais 4.299 possuíam coordenadorias municipais da defesa civil (Comdec). “Mas a maioria só existe no papel, e só aparece quando o desastre acontece”, disse ela, ao defender que os órgãos da Defesa Civil façam mais ações de prevenção e informem a população.

Para a psicóloga, "não existe risco zero, o que podemos é construir uma convivência com o risco”, destacando que, para isso, é necessário dar acesso à informação.

Ela informou que a Defesa Civil oferece cursos para os municípios, e realiza fóruns nacionais com as prefeituras, para desenvolver a “construção da percepção de risco”. Nesse sentido, citou a importância da construção dos núcleos comunitários de defesa civil e do envolvimento da comunidade nas ações do órgão.

Luzia Coppi Mathias, prefeita de Camboriú (SC), município atingido pelas chuvas em Santa Catarina, afirmou que não estava preparada para lidar com a enchente que deixou desabrigada ou desalojada 10% da população da cidade.

A psicóloga disse que os danos de um desastre natural são maiores dependendo da vulnerabilidade da população “Eu proponho que a gente passe a pensar o desastre como resultado de um processo de exclusão social” afirmou. “Todo ano vai continuar morrendo [gente] se a gente continuar nesse processo de exclusão de políticas públicas”.

Segundo Lopes, a Política Nacional de Defesa Civil brasileira é de 1994 e por isso precisa ser repensada e valorizada, pois o Brasil é o único país da América Latina a possuir essa política.

Fonte: Agência Brasil

Dany Informa! Introdução aos Processos Grupais.

Nossa colega Dany informa que:

"o trabalho que deveria ter sido apresentado na quinta-feira passada (Marilene) ficou para ser apresentado HOJE..
Ela deixou um exercício (não sei se é para entregar... acho que não) para levar HOJE sobre o filme; Relacionar o filme (DUAS VIDAS) com os conceitos de espontaneidade/criatividade e conserva natural.
Texto 2 : Teoria Socionomica."


Muito Obrigado Dany pelas informações.

Resultado da enquete!

Em Ritmo de carnaval, o meu DEZ vai para:

Adriano Sousa
40% dos votos

Claudete Marcon
40% dos votos

Pedro H. M. Branco
40% dos votos

Marilene Dellagiustina
40% dos votos

Melissa W. Eskelsen
40% dos votos

Rafael A. Villari
40% dos votos

Roziliane Oesterreich
20% dos votos

Psicólogo tem que saber ouvir e compreender o outro (Entrevista com a presidente, Dra. Ana Bock)

Saber ouvir, ter interesse e sensibilidade para compreender o outro, seu comportamento e atitudes, é essencial no dia-a-dia de um psicólogo seja ele do setor clínico, organizacional ou assistencial, definem profissionais da área.

Nesta edição do Guia de carreiras, você vai saber mais sobre a profissão, que estuda o comportamento e o mecanismo mental dos seres humanos, as principais áreas de atuação e quais os setores que devem gerar emprego nos próximos anos. Segundo especialistas da área, o mercado da profissão tem potencial, mas está retraído. “O mercado está restrito para o tamanho da categoria”, afirma a presidente do Conselho Federal de Psicologia, Ana Bock.

Atualmente, o órgão contabiliza 170 mil profissionais cadastrados em todo o país. Desses, 25.500 não atuam na área. A maioria, cerca de 90 mil, calcula o conselho, trabalha com psicologia clínica. A grande concentração de profissionais em uma só área gera má remuneração e pouco oferta de serviço. “Poucos estão desempregados, mas têm muitos que trabalham poucas horas e só no consultório”, afirma Bock. Segundo ela, os novos profissionais devem estar atentos a novas áreas.

“O caminho não é se formar e montar clínica, a pessoa deve se especializar, trabalhar em vários locais e só depois pensar em montar consultório”, aconselha o presidente do Sindicato dos Psicólogos no Estado de São Paulo (Sinpsi-SP), Rogério Giannini.

A área de atuação é ampla, garantem pessoas do setor. Quem trabalha com clínica, pode fazer terapia baseada em diversas linhas como a psicanálise, a junguiana, a comportamental , a bioenergética, o psicodrama, entre outras.

Na área hospitalar, o profissional pode trabalhar com pessoas com distúrbios mentais e também acompanhar pacientes em centros médicos que estejam passando por uma doença grave ou cirurgia de risco, como é o caso das operações de redução de estômago, nas quais é exigido o acompanhamento de um psicólogo.

Outra vertente da psicologia é a de recursos humanos, na qual o profissional faz seleção e treinamento de funcionários, avaliação de desempenho e coordena o relacionamento da empresa com seu empregado. Esse setor, em geral, é o que remunera melhor.

Há também a psicologia educacional, que acompanha o relacionamento de estudantes, pais e professores no ambiente escolar.

Cursos

Segundo dados da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (Abep), anualmente cerca de 14 mil pessoas se formam nos 364 cursos em funcionamento no país. A graduação dura cinco anos e mistura atividades teóricas e práticas ao longo dos semestres letivos.

A partir do segundo ano do curso, os estudantes já começam a ter trabalhos de observação. “Nessas disciplinas, eles aprendem a observar o comportamento das pessoas e identificar possíveis alterações”, explica Flávia Sollero, coordenadora da graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Na Universidade Federal do Paraná (UFPR), o aluno pode participar de atividades práticas desde o segundo período nos trabalhos de núcleos especiais mantidos pela instituição. No entanto, segundo o chefe interino do departamento de psicologia, Carlos Augusto Serbena, só há contato mais direto com pacientes a partir do sexto período.

Durante a faculdade, o estudante aprende procedimentos de todas as áreas de atuação para que nos últimos anos do curso, possa escolher o que mais lhe interessa para fazer seu estágio profissionalizante. Pelas diretrizes do Ministério da Educação (MEC), esse estágio deve durar 500 horas e tem que ser orientado por um professor. Além desse tempo de prática, o aluno deve fazer também duas monografias no último ano do curso.

Fonte: POL

Conselho apoia inserção do psicólogo em Programa de Saúde da Família

A integração de profissionais não-médicos ao Programa de Saúde da Família é uma iniciativa de Catanduva que começa a chamar a atenção do País. Como o PSF é centralizado no médico - que conta com apoio de enfermeiros e agentes comunitários - a iniciativa da Secretaria de Saúde não tem precedentes em qualquer outro lugar do mundo.

Essa é a conclusão do 9º Congresso dos Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado na última semana em Praia Grande, com a presença de representantes dos governos estadual e federal. O encontro discutiu a situação da saúde no Brasil, planos de gestão e financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Todos os secretários foram convocados pela presidente do Cosems/SP (Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de São Paulo), Aparecida Linhares Pimenta, a enviar projetos ao Congresso. "Nossa missão é grandiosa e devemos ter a clara noção da complexidade do trabalho e da importância que tem cada ação de saúde”, disse Aparecida Linhares, enfatizando que “os representantes da saúde no País têm obrigação de construir uma política pública de Estado que garanta de fato a saúde para a maioria dos brasileiros.”

“O projeto apresentado pela Prefeitura de Catanduva valoriza uma visão mais holística (sistêmica) de Saúde Pública”, explicou o médico Renato Macchione. A integração de profissionais de diferentes áreas de conhecimento no PSF despertou a atenção principalmente dos psicólogos.

“Alguns acreditavam não estar preparados para deixar seus consultórios e conhecer de perto os problemas do PSF. A partir de agora, as universidades de Psicologia podem passar a estudar essa nova tendência”, explicou o secretário de Saúde catanduvense.O projeto de Catanduva será ainda este ano tema de Congresso Nacional: “Psicólogos na Atenção Básica”. O destaque da cidade está ligado aos resultados alcançados com a inclusão de outros profissionais não-médicos ao PSF.

“Os psicólogos passaram a ir às casas de crianças com problema de aprendizagem. E descobrimos cinco crianças superdotadas em Catanduva. Tinham problemas com o ritmo escolar porque são inteligentes demais”, explicou Renato Macchione, destacando a importância de ampliar a equipe multidisciplinar do PSF para inserir vários profissionais de Saúde dentro da realidade das famílias relacionadas no projeto de atenção primária da Saúde.

Com o projeto de Catanduva, Renato Macchione é considerado o primeiro secretário de Saúde do Estado de São Paulo a adotar uma proposta do Conselho Federal de Psicologia, que defende a reorganização do modelo de atenção básica no Brasil, com a inserção de psicólogos junto às equipes do PSF, tendo como meta a ampliação do compromisso social da Psicologia junto à população brasileira.

“O PSF, atualmente, é uma das principais estratégias para reorientação de um modelo de assistência à saúde que visa desenvolver ações de promoção e proteção à saúde do indivíduo, da família e da comunidade, por meio de equipes que fazem o atendimento na unidade local de saúde e na comunidade, no nível de atenção primária”, afirma o Consem, em nota oficial à imprensa.

“Neste contexto, profissionais de diferentes áreas de conhecimento inserem-se com possibilidades de oferecer ampla contribuição no acompanhamento de famílias - especialmente aquelas em situação de risco, de grupos educativos e na mobilização social, através de ações que visem à análise da situação de saúde da população, tendo estas análises papel ativo no levantamento de problemas e no planejamento e execução de ações que buscam a melhoria da qualidade de vida”.

Fonte: Psicologia OnLine

Dany Informa!

Colegas, como eu (Thiago) não faço a matéria "Introdução aos Processos Grupais", não sei dos recados e dos trabalhos desta matéria, logo peço que se precisarem do blog para eventuais recados, estarei a disposição.

Nossa colega Dany informa que:
"o trabalho que teríamos que apresentar nesta quinta-feira (Marilene) ficou para ser apresentado SEM FALTA na quinta-feira que vem...
Pois não tinha alunos, os grupos estavam bem incompletos. E também vimos o filme DUAS VIDAS na aula dela... Ela deixou um exercício (não sei se é para entregar... acho que não) para levar na quinta-feira sobre o filme e o texto da próxima aula".

Muito Obrigado Dany.

Testes - Seu Quarto mostra quem você é?

Para o psicólogo Samuel Gosling, ele (o quarto) revela traços de sua personalidade. Faça o teste
e confira.

Faça o teste clicando aqui.

Você Concorda?

* informações retiradas do site: http://istoe.terra.com.br

Nota Importante.

Caros colegas, recebi um e-mail da Professora Claudete com as seguintes marcações:

Para a aula do próximo dia 20/02 - Disc. Psicologia e Saúde.

Texto a ser lido: Texto 3: Conceitos de Saúde e de Doença em Mudança

Tarefa: Cada aluno deverá formular 03 questões sobre aspectos que considerar importantes no texto. As perguntas, com suas respectivas respostas, deverão ser entregues, na aula da próxima 6a feira (perguntas em uma folha e suas respostas em outra).


Então, fiquemos atento a tarefa para sexta-feira próxima.

Resultado da enquete.

Desde Já, Qual (Is) Matéria (S) Você Já Teve Uma Maior Identificação?

Anatomia Humana Aplicada II
20% dos votos.

Bases Epistemológicas da Psicologia
30% dos votos.

Introdução aos Procesos Grupais
30% dos votos.

Processos Psicológicos Básicos
60% dos votos.


Psicologia e Saúde
30% dos votos.

Saúde Coletiva
30% dos votos.

Textualidades e Estudos Culturais
0% dos votos.

'Sexta-feira 13 pode ser seu dia de sorte', diz psicólogo

Especialista da Unifesp diz que azar depende de visão dos fatos.
Pensar em coisas positivas ajuda a reverter medo da data.

Sexta-feira 13 já é passada, mas o texto traz ideia (sem acento agora) apreciativa sobre assuntos recorrentes do nosso cotidiano (azar, crença, efeitos,sorte, pensamentos).

Vale a leitura: CLIQUE AQUI

Quinta-Coluna, Contardo Calligaris

"Quinta-Coluna" reúne 101 crônicas de Contardo Calligaris publicadas em sua coluna semanal no caderno "Ilustrada", da Folha de S.Paulo, de janeiro de 2004 a dezembro de 2007. Juntas, compõem uma coleção primorosa de textos, nos quais o psicanalista comenta assuntos que vão desde relações conjugais, adolescência, cotidiano, guerra... passando pelos expoentes do cinema, da literatura, e das artes em geral, sempre com uma visão que procura iluminar as questões mais urgentes de nosso tempo. De acordo com Contardo, "mesmo no lugar mais defendido, mais aparentemente hostil a qualquer intervenção e projeto de mudança, deve existir uma quinta-coluna adormecida, que é possível despertar".

* Mais informações: PubliFolha

Charles Darwin

Olá meus Caros;
Ontem na Aula do Professor Pedro comentávamos sobre a importância de Charles Darwin.
E como o Professor comentou, Darwin nascia há 200 anos.
Dada tamanha importância, o Jornal Folha Online criou um portal sobre o cientista.

Folha, Especial Charles Darwin - Clique Aqui.

________

E nossa líder Hellen nos deu uma sugestão de reportagem, intitulada:
"Duzentos anos depois de seu nascimento, Darwin ainda gera polêmica"

Vale a leitura! Clique aqui para ler.

Material on-line.

Colegas,
Acabo de receber o e-mail com o material da Professora Caludete, E já publiquei eles para que todos possam fazer o download (baixar).
Basta clicar:

Aula Conceito de Saúde
Plano de Aula
Plano e Ensino

Ela nos mandou também o plano de Ensino da disciplina e o plano de aula (para nos orientar quanto a datas e prazos/norteador das aulas a serem ministradas).
E lembra também que para a próxima aula já está no xerox o Texto 2: Modelo Biomédico (Capra).

Até logo.

Informações.

Colegas;
Temos hoje aula de Bases Epistemológicas da Psicologia e com texto para hoje. Mas segundo alguns colegas me relataram, o Professor Rafael ainda não colocou texto (ou pasta) no xerox.

Ainda hoje, temos Anatomia Humana aplicada II, e o professor Adriano disponibiliza o material em seu site (Ver Links Professores).
E este ano segundo o professor, o site será mais interativo e informativo, podendo até mandar fotos da turma para a galeria, além da novidade o site continua contando com agenda, material, links. O professor ainda pede para os alunos se cadastrarem na área contato, para ele fazer um play-list dos alunos para um eventual contato individual ou do grupo.

Quanto ao material da Professora Claudete, quando ela me disponibilizar, logo estarei colocando um link para vocês.

Até logo.

Leitura para hoje.

Colegas,
Relembrando que temos leitura para hoje:

PPS - Claudete/pasta xerox 285:
O conceito de Saúde - Marco Segre
Saúde não se dá, conquista-se - Moura

PPb - Pedro
Psicologia do comportamento -Neil R. Carlson (continuação).

É bom saber...

Olá colegas;
Nossa Líder - Hellen - tomou conhecimento que quem paga a mensalidade até o último dia do mês, tem direito a 5% de desconto.

Exemplo: pagar a mensalidade de MARÇO até o último dia de FEVEREIRO, tem direito de 5% de desconto.

ok, uma nova oportunidade.
Abraços.

O que Freud diria de você?

Segundo o pai da psicanálise, os eventos da infância definem alguns traços da personalidade humana. Experiências negativas podem funcionar como travas do desenvolvimento psíquico e isso gera impacto na família, no trabalho e nos relacionamentos. Faça o teste e descubra se você tem, conscientemente ou não, algo da sua infância que ainda lhe atrapalha:

* Informações Retiradas do site istoedinamica.terra.com.br

Faça o teste AQUI.

Títulos / Informações

Olá meus colegas.
Para quem não conseguiu os títulos que o Professor Rafael mencionou, segue:

Matéria [BEP]:
Revisitando as Psicologias - LUIS CLAUDIO M. FIGUEIREDO
Psicologia: uma (Nova) Introdução - LUIS CLAUDIO M. FIGUEIREDO
Matrizes do Pensamento Psicológico - LUIS CLAUDIO M. FIGUEIREDO


Interdisciplinar:
Um Psicanalista no Divã - Juan David Nasio
O Amante - Marguerite Duras


*Clique aqui para baixar o livro: O Amante (.pdf).

Lembrando que todos os títulos estão dispostos na biblioteca da faculdade, e os capítulos a serem estudados estarão em breve na pasta 296 para o xerox.
--

Em breve, também, estará no site do Professor Adriano (AHPII) o material a ser estudado por ele. O site do professor se encontra no “Links Professores”.

Um abraço e até logo.

Fim das Férias.

Olá meus caros colegas, eis que nossas queridas férias acabaram. E agora mais um semestre de muita leitura, com muita correria, trabalhos e provas (Av-1,2,3).
Espero que seja um semestre para estarmos nos conhecendo cada dia mais e que possamos nos integrar com uma maior interação.
Que possa ser um semestre de muito aprendizado e sucesso a todos.
Sendo assim, as férias do blog também acabam, contudo conto com a colaboração de todos para a divulgação de palestras, seminários, congressos e afins na nossa área.
Um grande abraço e vamos lá.
Thiago Mateus Dutra.

Clique aqui para baixar os horários deste semestre (2009.1)